terça-feira, 7 de abril de 2009

Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009

Trago aqui a divulgação da Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009, bem como a descrição do evento. Para acomapanhar o andamento da semana acessem http://www.marcushistorico.blogspot.com/



A realização deste evento em 2007 e 2008 obteve uma avaliação positiva por parte de seus realizadores, contribuindo para proporcionar uma visão positiva da sociedade maranhense em relação aos povos indígenas. Esta terceira edição da Semana objetiva ser um evento político cultural, no qual os indígenas serão os principais protagonistas. Estes irão expor sobre suas práticas sócio-culturais, demonstrando sua cosmovisão; mitologias; rituais; cerimônias e suas formas de conviver com o mundo natural e espiritual.

Durante a Semana acontecerá uma série de atividades de divulgação da riqueza e da diversidade cultural dos povos indígenas tais como: mostra de vídeos etnográficos; exposições de fotografias; oficinas temáticas de pintura corporal; cantos; mitos e língua; mesas redondas; feira de artesanato e exposição de acervo arqueológico; material etnográfico e material didático indígena.

A Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009 tem como objetivo central possibilitar e estimular junto à comunidade maranhense e brasileira, de modo geral, a discussão sobre a identidade cultural dos povos indígenas.

A Semana pretende, ainda, aumentar a visibilidade dos povos indígenas diante do Estado e da sociedade maranhense, pela valorização de suas expressões culturais materiais e imateriais e pela sua livre expressão enquanto agentes sujeitos de sua história.

Assim, seguindo a dinâmica dos eventos anteriores, a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão 2009 será formada por diferentes eventos, que possibilitem contemplar esses objetivos. Serão realizadas Mesas Redondas, com a participação de representantes das etnias que falarão sobre alguns de seus principais rituais; mídia e cinema; educação e desenvolvimento sustentável.

Serão apresentados, ainda, trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos em sessões especiais; Oficinas Temáticas ministradas por representantes dos diferentes povos indígenas no Maranhão abordando temas como as mitologias, cânticos, histórias e tradições orais, línguas indígenas, artesanato e outros.

Durante a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão serão realizadas, ainda, mostra arqueológica, arte, artesanato e material didático produzido pelos professores indígenas enfocando a cultura material e a educação dos povos indígenas no Maranhão, com a apresentação de objetos utilitários e cerimoniais do acervo etnográfico do CPHNAM, exposições fotográficas e mostra de filmes e vídeos etnográficos sobre as culturas indígenas no Maranhão e em outras regiões do Brasil. Compõe ainda essa Semana, apresentações de danças e cânticos indígenas, como forma de valorização dessas manifestações pelo Estado e sociedade maranhense.


ATIVIDADES PREVISTAS

MESA DE ABERTURA: Abertura solene que contará com a presença, do Exmo. Sr. Governador do Estado, de representantes das secretarias de Estado envolvidas, das agências, instituições indigenistas e de representantes dos povos indígenas no Maranhão.

  • Jackson Kepler Lago – Governador do Estado
  • João Batista Ribeiro – Secretário de Cultura
  • Lourenço Vieira da Silva – Secretário de Educação
  • Cláudia Cristhina Lobo – Administradora Regional da FUNAI – São Luís
  • Deusdédit Carneiro Leite – Diretor do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão
  • Sônia Bone Guajajara – Liderança da COAPIMA

CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Jecinaldo Barbosa – Coordenador Geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia BrasileiraCOIAB e liderança do povo Sateré Maué – Amazonas

  • Apresentação Cultural (Guajajara da região do Pindaré e Amarante), lançamento do livro sobre os índios do Maranhão e apresentação do vídeo sobre a semana dos povos indígenas 2008; Coquetel.

Local e Data: 14 de Abril – Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 19:00 Horas.

MESAS REDONDAS:

Serão realizas sessões temáticas abordando diferentes aspectos sociais culturais políticos e simbólicos dos povos indígenas. Participarão dessas Mesas representantes dos povos indígenas, de organizações não-governamentais atuantes nesses campos específicos, representantes de associações e outras organizações indígenas a nível local e regional.

MR 1 - Ritos de Passagem: o Ketwayê dos Rankokamekra – Canela

Participantes Convidados:

  • Francisquinho Tep Hot – Aldeia Escalvado
  • Raimundo Nonato Koiré – Aldeia Escalvado
  • Marinaldo Kenikum – Cantor – Aldeia Escalvado

Moderadora: Rose Panet – Antropóloga – Doutoranda em co-tutela entre a Ecole Pratique des Hautes Etudes/FR e a UFMA

Local e Data: 15 de Abril - Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 8:30 às 12:00 Horas.

MR 2 - Ritos de Passagem: a Festa da Menina Moça dos Tenehara – Guajajara

Participantes Convidados:

  • Maria Santana Guajajara – Parteira e liderança da Terra Indígena Arariboia
  • Cíntia Santana da Silva – Professora Bilíngüe Guajajara – Aldeia Lagoa Quieta
  • Francisco Paulino Guajajara – Cacique da Aldeia Lagoa Comprida

Moderador: João Damasceno Jr. – Coordenador do Setor de Etnologia e Museologia do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão.

Local e Data: 15 de Abril - Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 14:00 às 17:00 Horas.

MR 3 – Movimento Indígena Nacional.

Participantes Convidados:

  • Sônia Guajajara – Secretária Geral da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão - COAPIMA e liderança do povo Guajajara – Maranhão.
  • Romancil Cretã Kaingang - Coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Sul - ARPIN e liderança do povo Kaingang – Santa Catarina
  • Uilton Tuxá - membro da Comissão Executiva da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo - APOINME
  • Gersen Baniwa - Professor e antropólogo. Conselheiro do Conselho Nacional de Educação e Diretor do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas é liderança do povo baniwa do Alto Rio Negro - Amazonas.

Local e Data: 16 de Abril - Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 8:30 às 12:00 Horas.

MR 4 - “Escola Krikati e a luta por uma educação diferenciada”.

Participantes Convidados:

  • Silvia Cristina Puxcwyj Krikati – Coordenadora da escola – Aldeia São José

· Lourenço Krikati – Membro da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA.

  • Edilena Torino Krikati - Professora – Aldeia São José

Moderador: Gersen Baniwa - Membro do Conselho Nacional de Educação e Diretor do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas e liderança baniwa do Alto Rio Negro - Amazonas.

Local e Data: 16 de Abril – Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 14 às 17 Horas.

MR 5 - “Mídia, Cinema e Fotografia entre os Povos Indígenas”.

Participantes Convidados:

  • Jair Krikati – Festa do Gavião - Aldeia São José
  • Agnelo Temrité Wadzatsé – Representante da COIAB – Conselho das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e liderança Xavante - Mato Grosso.
  • Rose Panet – Antropóloga – Doutoranda em co-tutela entre a Ecole Pratique des Hautes Etudes/FR e a UFMA
  • Murilo Santos – Cineasta e Professor da Universidade Federal do Maranhão
  • Moderador: Cláudio Zanonni – Professor do Departamento de (UFMA)

Exibição do filme: Massacre de Alto Alegre

Local e Data: 17 de Abril – Teatro “Alcione Nazaré” - Centro de Criatividade “Odylo Costa, filho” – Horário: 8:30 às 12:00 Horas.

MR 5 – “Terras Indígenas, Meio Ambiente e Etnodesenvolvimento”

Participantes Convidados:

  • Valdemar Ka’apor – Terra Indígena Alto Turiaçu
  • Jonas Gavião – Associação Wyty Cate dos Povos Timbira do Maranhão e Tocantins
  • Kleber Karipuna – Secretário-executivo da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia BrasileiraCOIAB - Amapá
  • Representante da Fundação Nacional do Índio (FUNAI)
  • Representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA)
  • Gersen Baniwa - Professor e antropólogo. Conselheiro do Conselho Nacional de Educação e Diretor do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas é liderança do povo baniwa do Alto Rio Negro - Amazonas.

Moderadora: Profª Drª Maria Elizabeth Coelho – Mestrado em Ciências Sociais - UFMA

Local e Data: 17 de Abril – Teatro “Alcione Nazaré” (CCOCf) – 14 às 17 Horas.

3.4 PAINÉIS E OFICINAS TEMÁTICAS

a) Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Aplicados:

Participantes: Professores, Graduados e Pós-graduados; Técnicos de Instituições Indigenistas (FUNAI, FUNASA, SEDUC, etc); Alunos concludentes; Representantes de ONGs e Associações; Representantes Indígenas e outros apresentarão trabalhos acadêmicos (Teses, Dissertações e Monografias, resultados de pesquisa; projetos aplicados) sobre temas relacionados aos povos indígenas no Maranhão e Brasil. Após cada ciclo de apresentações será promovido debates junto aos presentes.

Local e Data: Dias 16 e 17 de Abril/2008. Sala de Multimídia (CCOCf)

Horário: 14 às 17 Horas.

b) Oficinas Temáticas: Representantes dos diversos grupos indígenas no Maranhão ministrarão oficinas sobre elementos de cultura imaterial (cantos, danças, mitos, línguas) e de cultura material (adornos corporais, artesanato, instrumentos musicais e utensílios) desses povos. Aberto aos interessados.

Local e Data: Dias 16 e 17 de Abril – Instalações do CCOCf –

Horário: 9 às 11:30 Horas.

· 16 de Abril, Sala de Pinturas - Oficina de pintura corporal, ministrada pelos Guajajara, com o apoio do Departamento de Artes da UFMA.

· 16 de Abril, Sala de Multimídia – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Canela, que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).

· 16 de Abril, Sala de Danças – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Ka’apor que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).

· 17 de Abril, Sala de Pinturas - Oficina de pintura corporal, ministrada pelos Canela, com o apoio do Departamento de Artes da UFMA.

· 17 de Abril, Sala Multimídia – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Krikati que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).

· 17 de Abril, Sala de Danças – Oficina de Mitos, Cantos e Danças dos Guajajara que recepcionarão o público e contarão historias tradicionais de seu povo (apresentação de instrumentos musicais).


EXPOSIÇÕES e MOSTRAS

a) Exposição “Cultura Material da Pré - História do Maranhão”

Mostra de peças do Acervo do CPHNAM contendo artefatos cerâmicos, líticos dos povos pré-históricos do Maranhão.

Local: Galeria do CCOCf. – Período: 15 a 21 de Abril.

b) Exposição “Arte Indígena no Maranhão”

Mostra que reunirá acervo da cultura material contemporânea dos diversos povos.

Local: Galeria do CCOCf. – Período: 15 a 21 de Abril.

c) Exposição: O Cotidiano e o Ritual entre os Povos Indígenas no Maranhão.

Exposição que reúne painéis fotográficos de diversos autores, tiradas no dia a dia e nos momentos rituais das mais diferentes Terras Indígenas.

Local: Galeria do CCOCf – Período: 15 a 21 de Abril.

d) Mostra de Vídeos: “Curtas Nômades”

A mostra apresentará documentários etnográficos de produção local e nacional e percorrerá diversos espaços tais como: escolas de ensino médio e universidades.

Locais: Cine Praia Grande; Escolas e Universidades – Período: 15 a 17 de Abril de 2008.

e) Feira “Arte e Artesanato Indígena”

Feira de artesanato elaborado com as mais diversas matérias primas, contendo colares, pulseiras, brincos, maracás, cestos, bolsas, saiotes, redes, arco e flecha.

Local: Praia Grande - Período: 15 a 17 de Abril de 2008.

APRESENTAÇÃO DE CANTOS, DANÇAS AO SOM DE INSTRUMENTOS MUSICAIS INDÍGENAS.

Serão apresentados Cantos e Danças de diferentes culturas indígenas no Maranhão: Tenetehara (Guajajara); Timbira (Canela; Krikati; Pukobyê; Krepum); Kaapor.

Local: Saguão do CCOCf e Anfiteatro - Dias 15, 16 e 17 de Abril – 17 às 19 Horas.


Um comentário:

Anônimo disse...

Respondida quanto a decisão do juiz Rafael, mais uma vez.huhu